segunda-feira, 23 de junho de 2008

Ministério Público investiga denúncias contra prefeitos da Baixada Fluminense .

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA
ARCO DA BAIXADA EXCLUIBELFORD ROXO E MERITI


Com o novo traçado, Belford Roxo e Meriti ficaram fora da "Trans-Amapá" (Foto: ABr)O badalado Arco Rodoviário Metropolitano do Rio de Janeiro, projeto do DER/RJ de 1974, ganhou uma nova versão que exclui os municípios de Belford Roxo e São João de Meriti dos seus benefícios. O Arco, também conhecido como a “Trans-Amapá”, pretende reduzir o transporte pesado pela congestionada Av. Brasil em direção ao Porto de Sepetiba, rebatizado como Porto de Itaguaí, que passaria a ser feito por uma nova rodovia, sem cruzamentos ou passagens de níveis, aumentando a segurança e a rapidez na ligação das indústrias da Baixada com o porto de Itaguaí. O problema é que interesses econômicos conseguiram um desvio de cerca de 13 quilômetros, na altura do entroncamento com a BR-040, ao lado do Hospital de Saracuruna, de forma a beneficiar os especuladores de terras na região de Xerém, elevando o custo não só da obra, com com as novas desapropriações. Pelo traçado original da RJ-109, a nova estrada passaria por Belford Roxo, reduzindo o custo do transporte dos produtos das indústrias de Duque de Caxias, Magé, São Gonçalo e Itaboraí, onde a Petrobrás constrói a nova Refinaria. A denúncia sobre a alteração do projeto, não desmentida quer pelo DER, quer pela Prefeitura de Duque de Caxias, foi feita da tribuna da Câmara pelo vereador Ito, da bancada de oposição, e reproduzida neste blog no dia 27 de setembro de 2007. O novo projeto da “Trans-Amapá”, foi postado no “You Tube”, pelo Governo do Estado, (http://www.youtube.com/user/82lfelipe)

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